O sol nasce e se põe todos os dias, temos a chance de fazer isso com as nossas próprias vidas ! Obrigada Jesus por essa rica oportunidade!

25 de mar. de 2010

Doutor Quitanda



Fonte: Revista Vida Simples(http://vidasimples.abril.com.br)

Nem sempre é preciso engolir fórmulas amargas para combater doenças. Alimentos saborosos são capazes de atenuar males comuns
texto Regina C. Pereira | fotos Raquel E. Santo | arte Fabiana R.

A solução para uma dor ou um desconforto físico pode estar na quitanda mais próxima. Ou bem na sua cozinha. Alguns alimentos e suas receitas, de aparência singela e preparadas intuitivamente, escondem formulações potentes que funcionam como remédios. “Vale destacar que muitos dos compostos encontrados nas ervas e nos alimentos atuam em sinergia”, diz Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta. Assim, uma substância complementa a ação da outra e juntas dão um chega pra lá no mal-estar. Sem falar que essa “farmacinha” caseira pode ter um gosto especial. Nesta reportagem, você vai conhecer alimentos e pratos especiais para certos tipos de desconforto – e nem será preciso tampar o nariz ou fazer cara feia para consumir.

Alecrim, o digestivo
Além de deixar um rastro perfumado no preparo de peixes e outros pratos, o tempero colabora para a digestão e afasta a dolorosa gastrite. “O alecrim também impede a formação de gases”, diz Vanderlí Marchiori. Por tudo isso, a erva é bastante comum na culinária asiática. Mastigá-la depois das refeições se tornou um hábito por lá. “Ela contém substâncias capazes de estimular a produção de suco gástrico e que, ao mesmo tempo, protege a mucosa do estômago”, explica a nutricionista. Sem contar sua ação antibacteriana. Todos esses atributos são de responsabilidade de um grupo de compostos chamados terpenos e do ácido rosmarínico. A sugestão de Vanderlí é consumir os raminhos frescos e, de preferência, orgânicos. Para os hipertensos, ela avisa: “O alecrim pode elevar a pressão arterial. Então consuma com parcimônia”.

Bico solto
Para sorrir mais, preencha seu cardápio com o grão-debico. Experimente-o no lugar do feijão, em caldos e saladas ou deguste um bocado da pasta chamada homus, comum em restaurantes árabes. O vegetal dá um basta ao desânimo. É que o alimento contém ingredientes que servem de matéria- prima para a fabricação de substâncias relacionadas ao bom humor, caso do triptofano. Esse composto funciona como os tijolos no processo de montagem dos neurotransmissores. E por que isso é bom? Os neurotransmissores são um grupo de substâncias responsáveis pela comunicação das células no nosso cérebro. “Quando os níveis de um neurotransmissor chamado serotonina estão em baixa, aumentam sintomas como a compulsão por comida, a tristeza, o estresse e a irritabilidade”, diz a nutricionista Lara Natacci.

Castanhas contra o cansaço
“Saco vazio não fica de pé.” A frase não é mero ditado de mãe. Quando o corpo carece de nutrientes, o que sobra é puro cansaço. Afinal, a falta de certas substâncias abre as portas para doenças oportunistas, que só aumentam a apatia. Para quem trabalha o dia inteiro e mal tem tempo de comer, a sugestão é fazer um mix de castanhas, nozes, amendoins e avelãs. Beliscar essas gostosuras – que são conhecidas como oleaginosas – ao longo do dia ajuda a manter em ordem os níveis de cobre. Esse mineral, que não é dos mais badalados, tem funções muito nobres, entre as quais melhorar o aproveitamento do ferro. “Ele previne a anemia”, diz a nutricionista Lara Natacci. Além de saborear as tais oleaginosas na hora do lanche, na versão in natura, a dica de Lara é misturá-las a iogurtes e saladas.

Do limão, a limonada...
...E de preferência aquela chamada suíça. Para atenuar os sintomas de resfriados e gripes, o fruto do limoeiro é uma ótima pedida. Esta é a receita: corte limões em quatro partes, acrescente água, adoce ou inclua um pouquinho de leite condensado e bata no liquidificador. Uma preciosa dica é que a casca do limão jamais deve ser desprezada. Ela concentra substâncias como os limonoides, o limoneno e os flavonoides. “Eles têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, muito bem-vindas nesses casos”, explica Vanderlí. E é claro que não dá para falar de frutas cítricas sem mencionar a vitamina C, outra benfeitora, que é festejada por reforçar as nossas defesas. Beba o preparado rápido. Se houver demora, certas enzimas entram em ação e só restará um desagradável amargor no copo – e a vitamina C tende a sumir com o tempo.

Direto da cana
Para quem sente o corpo em frangalhos depois de subir alguns lances de escada ou fica com a língua de fora quando sai para passear com o cachorro, uma sugestão é se refrescar com a garapa. Graças ao teor e ao tipo de açúcar encontrado na bebida, ela ajuda a resgatar o pique após atividades físicas. Sua eficácia foi comprovada em pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que também apontam sua atuação na recuperação da massa muscular. “O caldo de cana repõe o estoque de energia armazenado nos músculos e repara lesões”, diz Mirtes Stancanelli, nutricionista envolvida nas análises. O suco da cana-de-açúcar também auxilia na restituição de sais minerais perdidos no suor. Em um copo, há apenas 140 calorias, ou seja, nada que faça o ponteiro da balança disparar.

Dupla para o bem da voz
Quando a garganta dá sinais de que algo não vai bem, um grande cúmplice para afastar as dores é o própolis. Graças a uma rica mistura de substâncias, ele tem potencial contra inflamações. Confira uma receita criada pelo médico Edson Credidio, que ajuda a atenuar a dor: em 1 copo de água morna, adicione 1 colher de sopa de sal e 10 gotas de extrato de própolis. Mas, veja bem, esse preparado é somente para o gargarejo. Não vale beber. Outra aliada contra as inflamações na garganta é a romã. “A fruta concentra taninos, que têm ação anti-inflamatória e antibacteriana”, diz a bioquímica Fernanda Jardini, da Universidade de São Paulo. Para gargarejar, ferva 1 copo de água, desligue o fogo e acrescente ½ colher de chá de casca de romã. Abafe, deixe esfriar e faça bochechos sem engolir.

Uma penca de benefícios
Embora reúna uma porção de substâncias benéficas para a saúde, a banana merece destaque pela elevada quantidade de potássio que contém, um mineral que trabalha em prol das contrações musculares. Não à toa, quando o nutriente está em falta, surgem as desagradáveis cãibras. Há ainda outros compostos encontrados no alimento que são aliados contra a gastrite. Eles são capazes de fazer com que as paredes do estômago fiquem mais resistentes à acidez. E o melhor é que a fruta pode ser carregada para qualquer lugar e consumida quando bate aquela fominha. A dica dos nutricionistas é ingeri-las junto com queijos ou outros lácteos no lanche da tarde. A dobradinha ajuda a manter a glicemia estável, o que prolonga a saciedade e adia a fome por mais tempo.

Faça o trânsito fluir
“Os farelos de trigo e de aveia ajudam a combater a prisão de ventre, mas só funcionam, de verdade, quando o corpo está bem hidratado”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio. Ambos estão lotados de fibras, e esses nutrientes colaboram para as contrações intestinais, o que dá uma espécie de empurrão à digestão. Mas é importante que o consumo de cereais integrais seja aliado a boas doses de água. “Sem líquidos, o resultado será um baita desconforto”, avisa. Para não passar por apertos, uma sugestão é consumir os farelos logo cedo, no café da manhã. O trigo e a aveia podem compor saladas de frutas e incrementar iogurtes. Para completar, você deve incluir um copão de suco. Outro truque bacana é acrescentar o farelo de trigo à receita de molho de tomate. Além de melhorar a textura, o ingrediente deixa o molho mais nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário