O sol nasce e se põe todos os dias, temos a chance de fazer isso com as nossas próprias vidas ! Obrigada Jesus por essa rica oportunidade!

8 de jan. de 2011

Não nos calemos




Várias vezes me questiono sobre o silencio, mas não a quietude da alma.Me refiro aquele silêncio que distancia as pessoas, o silêncio que destrói relações, o silêncio que guarda mágoas, guarda sentimentos.
A não reação, o calar-se, o deixar levar. Esse tipo de silencio é fatal.

Noto que quando nos fechamos num casulo,com dificuldade de nos expressarmos,uma hora, em algum momento da vida, de tanto se fechar, acabamos explodindo, não no sentido literal da palavra, mas acabamos colocando tudo aquilo que ficou guardado, pra fora de uma forma completamente errada.
No lugar de termos tido várias pequenas conversas, quando vamos externar, como um ato de pura explosão mesmo, gritamos, falamos coisas que não queríamos dizer, ou que até queríamos mas, acabamos colocando de uma forma equivocada.

O pior é quando esse silêncio gera uma implosão, e aí o corpo físico reage da pior forma, nos deixando doentes, literalmente doentes, gastrites, ulceras, indigestão, insônia podendo chegar ao extremo, um câncer.

O resultado disso tudo, além de ficarmos doentes físico e emocionalmente, acabamos afastando as pessoas de perto, e muitas vezes são aquelas que mais amamos, aquelas que sempre estiveram ali ao nosso lado, só esperando o momento da nossa primeira palavra, do nosso primeiro ato de sentar, olhar bem nos olhos e dizer: "olha,to precisando conversar..." ou quem sabe até um: "me desculpe, tanto silêncio assim, me fez quase achar que eu fosse mesmo mudo...", sei lá, qualquer coisa, qualquer palavra, qualquer desabafo.

O dia que conseguirmos fazer isso, tenho plena certeza, o mundo se tornará melhor. As relações serão mais saudáveis. Pais e filhos conseguirão se entender, casais sentirão necessidade do tal temido "discutir a relação", porque quem sabe notarão, que aquilo não é uma discussão e sim um ato de amor, um ato de zelo pela relação. Amigos se compreenderão e se aprofundarão mais em suas relações. Acredito piamente que a vida, como um todo, se tornará menos superficial!

Já ouvi algumas pessoas dizerem que, uma atitude vale mais do que mil palavras, até concordo, mas não 100%. Nem todos são movidos apenas por atitudes, muitos de nós somos auditivos e tantos outros orais, necessitamos ouvir, necessitamos verbalizar

Portanto, não nos calemos, Deus nos deu o dom da palavra, saibamos usá-la da melhor forma possível. Palavras verdadeiras e vindas do coração,da alma, curam tudo.

Lembremos de olhar para aqueles que estão ao nosso lado,fazendo com que sejam parte integral de nossas vidas, palavrinhas mágicas como: eu te amo, obrigada por existir, me perdoe, te perdoo, não queria te magoar, me senti dessa forma, vamos resolver isso juntos... são tantas, tantas formas de expressar o que sentimos.

Que tal começarmos esse exercício hoje? Como dizem por aí, não deixemos para amanhã oq podemos fazer agora. Não sabemos o dia de amanhã, não sabemos o que a vida tem a oferecer. Espero que tenhamos vidas longas mas não esperemos tanto tempo assim!

Um forte abraço !

5 comentários:

  1. Anônimo8/1/11 10:45

    Amiga, concordo em gênero, número e grau!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/1/11 19:24

    Lindo,filha ,como sempre !!!!!(coruja atacando )

    O mais difícil é entender quem não consegue se comunicar,e não são poucos !
    Acho um dom,falar e principalmente ouvir.........!bjocas

    mami

    ResponderExcluir
  3. Muito profundo, Tati.
    Muito p mim...hehehehe
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Tati, Adorei!!

    Obrigda por existir amiga!!

    Beijos no coração!!

    Alê

    ResponderExcluir
  5. Olá Tati.
    Lindo texto, ele nos leva a uma profunda reflexão, temos ai duas situações distintas a saber:

    a) O silencio
    b) O desabafo.

    a) O silencio podemos entende-lo de duas formas: O silencio virtude é aquele em que ouvimos nossos semelhantes com paciência, conforto e respeito por sua aflições, praticando assim a caridade e a indulgência. O silencio de desprezo é aquele que o autor indica que ainda esta com o tripé egoísmo-orgulho-vaidade no coração por isso não respeita e não percebe os problemas e sofrimentos do seu semelhantes, praticando assim a falta de caridade,falta de humildade e negligência.

    b) O desabafo podemos entende-lo também de duas formas: O desabafo por um sofrimento de qualquer ordem como doença, perda de algo que ama e etc... aliviando assim aquele aperto profundo no seu coração é o desabafo positivo. O desabafo pelo ódio e falta de compreensão, praticando a cólera o que afetara sua saúde física e desequilibrando a saúde da alma, bem como se tornando um gerador de energias negativas afetando a todos que o rodeiam, é o desabafo negativo.
    O apostolo Paulo advertiu: "Não vos deixeis enganar:más conversações corrompem os bons costumes" (I Corintios 15 - 33). Joanna de Ângelis em seu livro "Autodescobrimento Uma Busca Interior" completa a advertência de Paulo ensinado que (...) certamente perturbam o sistema emocional,contribuindo para distúrbios variados na organização fisiopsiquica de quem as cultiva.(...) Sendo a mente a fonte de onde procedem as más conversações, ela exterioriza, simultâneamente, ondas de animosidade, que desarmonizam os equipamentos sensíveis pelos quais se manifestam(...)
    Devemos ter em mente que somos imperfeitos e portanto sujeitos a praticas indignas, como fazer para evita-las ou pelo menos despertarmos para a necessidade de mudarmos nossas atitudes? Novamente vamos recorrer a Joanna de Ângelis no livro "Autodescobrimento Uma Busca Interior" (...) O autoperdão é uma necessidade para luarizar a culpa, o que não implica em acreditar haver agido corretamente, ou justificar a ação infeliz. Significa dar-se oportunidade de crescimento interior, de reparação dos prejuízos, de aceitação das próprias estruturas, que deverão ser fortalecidas. Graças a essa compreensão, torna-se mais fácil o perdão dos outros sem discussão dos fatores que geraram o atrito, com imediato, natural esquecimento do incidente. Logo depois, faz-se inadiavél trabalhar a culpa, corrigir o ressentimento, caso se haja sido a vitima ou o algoz. Na primeira situação, considerar que as circunstâncias de então fomentaram o acontecimento e agora elas estão alteradas, muito diferentes, portanto, exigindo um novo comportamento, que se coroara de resultados bons. A simples mudança mental propicia uma visão diversa do fato, mais favorável e benéfica. Na segunda, por haver desencadeado conflitos e prejudicado, o reconhecimento do erro é o próximo passo para a recuperação pessoal e apaziguamento com o ofendido.(...).

    "O silencio é o melhor remédio onde não podemos auxiliar" Chico Xavier

    "O silencio é a gentileza do perdão que se cala e espera o tempo" Meimei

    Bem minha querida amiga ai esta a minha modesta colaboração para o seu lindo texto

    Beijos
    José Carlos

    ResponderExcluir