O sol nasce e se põe todos os dias, temos a chance de fazer isso com as nossas próprias vidas ! Obrigada Jesus por essa rica oportunidade!

28 de out. de 2010

Comer, rezar e Amar ( Atuação-28/10/2010)



Título da mensagem: uma copia do livro de Elizabeth Gilbert, não sei o quanto isso é ético ou não, só sei que não consegui pensar em nada melhor. Esse titulo, tem tudo a ver com a atuação que se segue.

Hoje começo esse relato com um pensamento que me veio, qdo levei 1h30 para chegar no Hospital: "Que loucura é essa, cruzar a cidade e pegar esse baita transito para chegar, sendo que tem um hospital de atuação que fica do lado de casa..."

A resposta para essa minha pergunta está, na Luz que o meu hospital tem!
Quando eu digo o hospital, incluo, as pacientes,a enfermagem e o ambiente em si.

Hoje o corredor estava vazio, eram apenas 3 quartos ocupados, num total de 5 leitos, 5 mulheres lindas e apaixonantes ! Achei que fosse ser rapidinho,por ter pouca gente, e que conseguiria depois, ir para outro andar, graças a Deus me enganei...engatamos um papo delicioso e demorado que renovou toda minha bateria!

O primeiro deles, estavam lá, J com seu carinhoso marido e sua irmã, e Dona Q com sua querida filha de acompanhante. Papo vai , papo vem, caímos no assunto comida, e eu verde de forme,rs. Descobri q a Dona Q é uma cozinheira de mão cheia, que faz uma farofa como ninguém, me deu ate receita de feijão.A empolgação sobre comidas foi tanta, que o marido da J, se juntou no papo e contou as coisas que ele fazia, hummmm, só de lembrar da água na boca! Ficamos um longo tempo conversando, qdo descubro q a D.Q esta no auge dos seus 79 anos, falando assim imaginamos uma senhorinha né, toda franzina, enrugadinha, pois é, ela é o oposto disso, toda cheia de energia, super falante, toda animada com a vida, o segredo disso: "É o amor minha filha, eu amo todos aqueles que estão ao meu lado", e digo mais, parece que essa energia toda está no DNA, sua filha que a acompanhava, ja é viúva, com apenas 50 e poucos anos,poderia ser uma mulher tristonha, mas não,lá está o DNA da Dona Q, tristeza e baixo astral, não fazem parte dessa genética! No fim desse papo gastronômico, recebi o irresistível convite, de um dia experimentar a farofa da Dona Q. Bem que eu gostaria...
J, engatou o papo junto, contou que pai dela tem 22 filhos, "oq é isso, perguntei eu ,22 filhos mais como???" e ela: "22 filhos de 4 mulheres diferentes, e vc não acredita, num é que todas elas se dão super bem, que não tem guerra de ciúmes, que os filhos se adoram" Pensei eu, que raridade...
Sai deste quarto com a alma leve, nem parecia que eu estava em um hospital e sim em uma delicioso restaurante, regado de bom papo, boa companhia e deliciosa comida!

Em seguida fui para o segundo quarto, qdo entro esta a Dona J, deitada de roupa em sua cama e ao lado a V,no maior tricô, as 2! Fiquei até em dúvida,se a dona J era paciente ou acompanhante da V, rs ! Ela tinha feito uma cirurgia ontem , e já tinha recebido alta, que beleza, mais uma vez a força das mulheres do Perola em ação! Bom, nem preciso dizer, que engatei mais um looongo papo nesse quarto, o assunto principal foram os netos da Dona J, que delicia ela contando as peripécias de sua netinha, demos muita risadas juntas! A V, uma paz, que meus Deus, tinha feito a cirurgia ontem, cirurgia simples Graças a Deus, e teria sua alta amanhã! Me contou que é a casada a 22 anos, tem 2 filhos, super bem resolvida, mais um segredo aqui: "Meu marido não pega no meu pé, nunca pegou, eu também não faço isso com ele", opa, aqui vai mais um pensamento meu, puxa eis o segredo de um casamento feliz e duradouro!

Por fim o terceiro quarto, sem querer,quase fui embora sem passar por ele, mas um sopro divino, acredito,me levou até lá. Nele estava sozinha, M.R, toda embrulhadinha em seu cobertor, parecia um pacotinho! Perguntei se ela estava com tanto frio e ela me pediu com toda delicadeza:"Será que vc pode colocar esse cobertor que está aqui atrás em mim?" O Ideal, seria eu ter chamado a enfermeira para fazer isso mas, não pesei 2 vezes e a cobri. O meu desejo, na verdade, foi poder cobri-la, beija-la e dar um forte abraço,por motivos óbvios me contive. Meu coração me dizia que ela estava fragilizada, senti uma afeto por essa mulher inexplicável.
Durante o nosso papo, ela acabou me contando o que tinha, estava com câncer no útero, em estágio avançado,onde já não poderia mais ser operada, e para minha revolta,é revolta, foi isso que senti na hora, soube que tempos atrás, em outro hospital, ela havia tirado uns cistos do ovário e que médicos daquele lugar, não detectaram esse câncer, que segundo ela, foi descobrir depois que já estava lá.
Para piorar a situação, esse mesmo hospital, depois de diagnosticar esse tal de câncer, q estava no estagio 1,não o trataram direito, e essa maldita doença, foi tomando forma, e ocupando espaço no corpo dela.
Ela me disse algo assim, não me lembro as palavras exatas: "agora não tem mais oq fazer" e depois falou algo sobre morte...
Neste momento, meu coração quis encontrar alguma forma de fazer com que ela não pensasse na morte e sim na vida, e disse a ela: "Querida, não pense em morte agora, pense em vida, enquanto se tem vida, se tem esperança! Voce tem fé?" ela disse que sim, e então disse: "Tenha Fé em Deus mas, tenha fé em você também, acredite no seu poder, na sua recuperação, não desista, mantenha sua cabeça positiva, tenho certeza que você vai aguentar, firme e forte "
Encerrei a conversa com um exercício que já havia algum tempo não fazia nas minhas atuações...
Perguntei a ela se ela preferia campo ou praia, a resposta foi praia.
Então, disse: "feche os olhos, agora se imagine num campo, lindo beeeem verde, onde bate um sol quente, gostoso, uma brisa leve em seu rosto, agora, imagine um Deus, um Deus enorme, te envolvendo, te abraçando, te protegendo de todo mal, te cobrindo com energias boas. Agora, se imagine saindo desse campo, com toda essa energia, chegando em sua casa, sendo recebida pelos seus familiares, todos eles te cobrindo de beijos e abraços. Vai abrindo seus olhos, e levando essa sensação com voce. Tenha força, minha querida, vc vai sair dessa, vitoriosa!"

É com esse exercício de luz, de amor e de paz que me despeço de vocês!

um forte abraço

Dra Risoquita

Liçao de amor

Recebi esse texto por email, para mim na verdade, não interessa muito se é fato veridico, apenas a mensagem em si q é linda!
Aproveitem!

O bem é realizado com pequenos atos de amor... E podemos sempre ser o anjo de alguém!
Sou mãe de três crianças (14, 12 e 3 anos) e recentemente terminei a minha faculdade.
A última aula que assisti foi de sociologia...
O professor dava as aulas de uma maneira inspiradora, de uma maneira que eu gostaria que todos os seres humanos também pudessem ser.

O último projeto do curso era simplesmente chamado "Sorrir"...

A classe foi orientada a sair e sorrir para três estranhos e documentar suas reações...
Sou uma pessoa bastante amigável e normalmente sorrio para todos e digo oi de qualquer forma. Então, achei que isto seria muito tranqüilo para mim...

Após o trabalho ser passado para nós, fui com meu marido e o mais novo de meus filhos numa manhã fria de Março ao McDonald's.
Foi apenas uma maneira de passarmos um tempo agradável com o nosso filho...
Estávamos esperando na fila para sermos atendidos, quando de repente todos os nossos redores começaram a ir para trás, e então o meu marido também fez o mesmo...
Não me movi um centímetro... Um sentimento arrebatador de pânico tomou conta de mim, e me virei para ver a razão pela quais todos se afastaram...

Quando me virei, senti um cheiro muito forte de uma pessoa que não toma banho há muitos dias, e lá estava na fila dois pobres sem-teto.
Quando eu olhei ao pobre coitado, próximo a mim, ele estava "sorrindo"...
Seus olhos azuis estavam cheios da Luz de Deus, pois ele estava buscando apenas aceitação...
Ele disse, Bom dia. Enquanto contava as poucas moedas que ele tinha amealhado...
O segundo homem tremia suas mãos, e ficou atrás de seu amigo... Eu percebi que o segundo homem tinha problemas mentais e o senhor de olhos azuis era sua salvação..

Eu segurei minhas lágrimas, enquanto estava lá, parada, olhando para os dois...
A jovem mulher no balcão perguntou-os o que eles queriam...
Ele disse, "Café já está bom, por favor...", pois era tudo o que eles podiam comprar com as poucas moedas que possuiam... (Se eles quisessem apenas se sentar no restaurante para se esquentar naquela fria manhã de março, deveriam comprar algo. Ele apenas queria se esquentar)...

Então eu realmente sucumbi àquele momento, quase abraçando o pequeno senhor de olhos azuis...
Foi aí que notei que todos os olhos no restaurante estavam sobre mim, julgando cada pequena ação minha...
Eu sorri e pedi à moça no balcão que me desse mais duas refeições de café da manhã em uma bandeja separada...

Então, olhei em volta e vi a mesa em que os dois homens se sentaram para descansar... Coloquei a bandeja na mesa e coloquei minha mão sobre a mão do senhor de olhos azuis...
Ele olhou para mim, com lágrimas nos olhos e me disse, "Obrigado!!"
Eu me inclinei, acariciei sua mão e disse "Não fui eu quem fiz isto por você, Deus está aqui trabalhando através de mim para dar a você esperança!!"

Comecei a chorar enquanto me afastava deles para sentar com meu marido e meu filho... Quando eu me sentei, meu marido sorriu para mim e me disse, "Esta é a razão pela qual Deus me deu você, querida, para que eu pudesse ter esperança!".
Seguramos nossas mãos por um momento, e sabíamos que pudemos dar aos outros hoje algo pois Deus nos tem dado muito.....
Nós não vamos muito à Igreja, porém acreditamos em Deus...
Aquele dia, me foi mostrada a Luz do Doce Amor de Deus...

Retornei à aula na faculdade, na última noite de aula, com esta história em minhas mãos.
Eu entreguei "meu projeto" ao professor e ele o leu...
E então, ele me perguntou: "Posso dividir isto com a classe?"
Eu consenti enquanto ele chamava a atenção da classe para o assunto.
Ele começou a ler o projeto para a classe e aí percebi que como seres humanos e como partes de Deus nós dividimos esta necessidade de curarmos pessoas e de sermos curados...

Do meu jeito, eu consegui tocar algumas pessoas no McDonald's, meu filho e o professor, e cada alma que dividia a classe comigo na última noite que passei como estudante universitária...
Eu me graduei com uma das maiores lições que certamente aprenderei:
ACEITAÇÃO INCONDICIONAL.

AMAR AS PESSOAS E USAR AS COISAS

E NÃO AMAR AS COISAS E USAR AS PESSOAS...

Um Anjo escreveu:
Muitas pessoas entrarão e sairão de sua vida, mas apenas os verdadeiros amigos deixarão pegadas em seu coração.

Para se controlar, use sua mente...
Para controlar os outros, use seu coração...
Deus dá a cada pássaro seu alimento, mas Ele não joga nenhum alimento em seus ninhos...

26 de out. de 2010

Mensagem vinda para o Chico Xavier

"Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã."
Psicografia de Francisco C. Xavier.

15 de out. de 2010

Day SPA (Atuação-14/10/2010


foto:Tatiana Murad Ravagnani

O transito estava ótimo,levo normalmente 1 hora e tanto pra chegar, hoje, consegui o milagre de 40 min!
Acredito que essa energia de leveza veio desde o caminho, ate o momento de me transformar na Dra Risoquita...

A Dra Risadinha e eu, escolhemos o 3 andar, ainda era horário de visita...a suavidade começou logo de cara, fomos recepcionadas por 2 visitantes muito especiais, o pequeno G, e seu irmão mais velho J! Q delicia, que fofo, o Gzinho na frente e o J logo atrás assim abraçadinhos,brincamos com o pequeno: Já sei , vc é o irmão mais velho né...e ele todo dengoso, com um sorriso tranquilo no rosto,disse: nãooooooo,rs! Ficamos numa brincadeira bem gostosa, a mãe dos meninos que estava ali no seu dia de SPA !

Hoje foi dia de falar para aquela mulherada que ali não era um hopital e sim um SPA, e a criativa Dra Risadinha fala: é ué SPA, vc ta toda SPAramada, cheia de SPAradrapo, só no relax !
E não é q elas super entram nessa onda!
Hoje, foi dia de dar risada;
Dia de cantar;
Hoje, foi dia de brincadeira;
Dia de esquecer que estávamos em um hospital...

Hoje tem Marmelada?
Tem sim senhor....

Hoje tem palhaçada?
Tem sim senhor...

As meninas leves que ali estavam em nosso SPA, se divertiram e nós também, claroooo!
Teve Foto no celular com so pequenos ai de cima
Teve até assunto de quando foi o primeiro beijo,dá pra acreditar? Isso pq nesse quarto estava a menina J, com seus 12 anos,acompanhada da sua mãe, uma cumpliciade incrível entre as duas, e de vizinha a P, a linda loira, toda de rosa!
Me encantei com os olhos da J, não eram azuis ou verdes, eram castanhos, mas de uma beleza singular, os cílios enooooormes, uma cabelo todo de tranças, daquelas que ficam grudadas no couro cabeludo,sabe? Quem fez o penteado? A mãe,lógico!
De cada quarto que saíamos, acredito que eu tenha deixado uns quilinhos.

Fim do dia, hora de me pesar,eu tava leve,leve...

Me senti realmente como se tivesse saído de um SPA, por lá, deixei o peso do stress de um dia tenso de trabalho e trouxe comigo, a leveza doce do sorriso de uma criança, mesmo daquelas que já eram bem grandinhas !

Obrigada meninas, obrigada por cada sorriso, por cada momento passado com vcs no meu Day Spa!

Com um forte abraço
Dra Risoquita

13 de out. de 2010

Outubro Rosa-Mulher Consciente




Queridos,

Esta rolando uma blogagem coletiva sobre a conciencia do quanto a mamografia é importante para prevenção do Cancer de Mama. Se for Diagnosticado cedo , a chances de cura são altissimas ! Vamos divulgar?!...

Abaixo segue uma copia que peguei neste link
http://www.saberebomdemais.com/outubro-rosa-%E2%80%93-mulher-consciente/

Durante o mês de outubro estará sendo idealizada a campanha “Não aceite informação pela metade”, assinada pela FEMAMA que tem como embaixatriz a jornalista Glória Maria; e também o movimento “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama” com o propósito de alertar e conscientizar a sociedade para a importância da realização do exame de mamografia no diagnóstico precoce da doença.

Algumas capitais brasileiras terão monumentos históricos e edifícios privados de grande referência iluminados de rosa durante esse período e ainda terão uma van, o Rosamóvel, posicionado em pontos de grande concentração pública para fazer abordagens levando informação.

O site Mulher Consciente que faz parte desse projeto, traz todas as informações do movimento e também se dedica à todos aqueles que queiram saber mais sobre a saúde das mamas, dicas e cuidados, o que pode afetá-las e como protegê-las.

Todas nós sabemos que o auto-exame é importantíssimo mas poucas sabem que isso não é o suficiente. A realização da mamografia é de vital importância para que haja um diagnóstico claro e preciso. Toda mulher à partir dos 40 anos ou mesmo dos 30, se estas tiverem casos de câncer na família, precisam fazer o exame religiosamente. A prevenção sempre é o melhor remédio e aumenta substancialmente as chances de cura se o câncer de mama for detectado no início.

A partir do ano que vem, o exame mamográfico será uma obrigatoriedade desde uma lei federal sancionada pelo presidente da Republica no final de abril deste ano, que determina este direito às mulheres pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Este post é uma prazerosa e necessária contribuição para a blogagem coletiva proposta pela Sam (A vida como a vida quer) e pela Kaká (Meu Veneno), com o intuito de disseminar o movimento.